terça-feira, 22 de maio de 2012

Conferência: Casas - Museu dos Republicanos em Portugal: História, Arte e Património

No passado dia 18 de maio, assinalando o Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado à temática «Museus num Mundo em Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações», realizou-se, no Polo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, uma conferência intitulada: Casas-Museus dos Republicanos em Portugal: História, Arte e Património, proferida pelo Professor Doutor Augusto Moutinho Borges.
O conferencista é Professor do Ensino Superior, Doutor em Ciências da Vida, especialidade em História das Ciências da Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa – Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Património e Turismo, Departamento de Ciências Sociais – Universidade do Minho, Licenciado em Ciências Históricas, pela Universidade Portucalense – Porto.
Na sua intervenção, destacou que foi com o advento da República que surgiu em Portugal o novo conceito cultural de promover a instituição de Casas-Museu, na sequência da instalação dos Museus Nacionais, para educar o povo.
Nesse sentido o colecionador republicano tinha a função e o dever de reunir o vasto património cultural, mais vocacionado para as «artes decorativas», que desta forma salvava da incúria e corria sério risco de perda. Juntava-os criteriosamente em sua casa, com objetivos concretos de preservar a sua identidade no contexto patrimonial.

Por fim enumerou as várias Casas-Museu existentes em Portugal, destacando a figura dos testamentários e as coleções.

Sem comentários:

Enviar um comentário