quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Peça do mês - Novembro


Peça do mês - Novembro
Na Golegã
Óleo sobre tela
1890
José Queiroz
A. 38cm L. 51cm
A. 23,5cm L. 28,4cm
CP – MA
José Queiroz retrata o campino, na obra Na Golegã (terra natal do proprietário da Casa dos Patudos) datado de 1890. A obra mostra-nos a paisagem ribeirinha, junto ao Tejo, a Lezíria, no centro do Ribatejo, também conhecida por campo ou borda-d’água, é aqui nos extensos campos verdes que nos aparecem os campinos com olhares vigilantes sobre as pastagens por onde vagueiam as manadas de cavalos e boiadas de touros.
Na Golegã, aparece-nos um curso de água que ocupa o primeiro plano da composição, no plano mais à direita o campino a cavalo, dentro de água, talvez num momento de descanso do árduo trabalho conversa com duas mulheres que lavam roupa na margem. Num segundo plano surge-nos o casario da vila, onde se destaca a Igreja Matriz, de traçado manuelino. José Queiroz, influenciado pela visão naturalista apresenta-nos uma composição onde a articulação entre homem, animais e paisagem é perfeita, uma trilogia que também define o Ribatejo: a Lezíria, o campino e o touro.

Fotografia – Vítor Lopes

sábado, 2 de novembro de 2013

Serão Musical - Homenagem a José Relvas




Constando no programa que assinalou o 84º Aniversário do falecimento de José Relvas, realizou-se, no passado dia 31 de Outubro, um serão musical pelo Conservatório de Música de Santarém, no novo Auditório da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.
  Prof.ª Lioudmila Litvínova

Foram executadas peças de vários compositores clássicos (Bach, Haendel, Offenbach, Elgar, Albinoni e Beethoven), ao piano, oboé, flauta transversal e violino por Lioudmila Litvínova, Diogo Roque, David Teles, Joana Fernandes e Pedro Dinis.





Piano – Prof.ª Lioudmila Litvínova
Oboé – Diogo Roque


 
  Flauta Transversal – David Teles



 Flauta Transversal – Profª Joana Fernandes


Piano – Prof.ª Lioudmila Litvínova
Flauta Transversal – Prof.ª Joana Fernandes

A Prof. Maria Beatriz Martinho, Presidente da Direcção do Conservatório de Música de Santarém, introduziu o repertório e a escola, e o Dr. Nuno Prates, Conservador da Casa-Museu dos Patudos, enquadrou a música como elemento sempre presente na vida de José Relvas e nas vivências da Casa dos Patudos.








Violino – Prof. Pedro Dinis